rastreabilidade de ativos iot

Rastreabilidade e localização de ativos

A rastreabilidade nos serviços de saúde permite que você controle o movimento de medicamentos controlados, dispositivos médicos em toda a cadeia de suprimentos, além de analisar os outros ativos nos hospitais.

Você pode rastrear todo o histórico das transferências e localizações de um produto desde a sua fabricação. Também é possível verificar a rota do produto até o ponto de atendimento.

A adoção e implementação de padrões de rastreabilidade é um processo que fornece uma estrutura básica e define os requisitos mínimos para todas as partes interessadas, independentemente de tecnologias, tamanho da organização ou sofisticação operacional.

Muitas empresas adotam essa tecnologia como uma maneira fácil de minimizar os erros humanos e aumentar a eficiência do processo nos hospitais.

Leia esse estudo sobre rastreamento de ativos baseado em sistema de localização em tempo real no campo da saúde.

Sistemas de localização em tempo real (RTLS)

Até vários anos atrás, o rastreamento de ativos foi reforçado pela combinação de tags RFID com tecnologia GPS (sistema de posicionamento global).

Embora esse tenha sido certamente um passo na direção certa, os custos de implementação eram altos e a tecnologia sofreu interferência de RF, precisão de localização de curto alcance e moderada.

Ao longo dos anos, diferentes tecnologias surgiram como solução para fornecer informações de localização de ativos em tempo real.

As tecnologias como RFIDs, códigos de barras e GPS, certamente foram um passo na direção certa, mas não atenderam totalmente aos requisitos das empresas modernas para otimizar seus processos.

O Criquet é um sistema que funciona nesse sentido, uma vez que localiza instantaneamente cada ativo em tempo real com facilidade. O sistema Criquet é indicado para rastreabilidade inteligente de ativos, pessoas, recém nascidos e ambulâncias em tempo real.

O sistema pode utilizar tecnologias como: BLE – Bluetooth-Low-Energy, UWB UltraWideBand, e RFID – UHF Passivo.

Os dados monitorados pelo Criquet podem ser integrados com sistemas de engenharia ou ERPs para obtenção das informações por parte da equipe e mais facilidade na logística.

Vantagens da UWB no rastreamento

Com os avanços da tecnologia de radar nos últimos anos, alguns fornecedores estão agora produzindo dispositivos de rastreamento com UWB.

A tecnologia de rastreamento que antes costumava custar milhares de euros e era voltada principalmente para uma tecnologia militar, está agora mais acessível e pode ser usada em diversas aplicações de rastreamento.

Confira as principais vantagens:

  • O UWB é dez vezes mais preciso do que GPS, Wi-Fi ou Bluetooth e oferece muita precisão na comunicação de dados.
  • Oferece baixo consumo de energia e segurança para humanos – emissão de energia normalmente uma fração de porcentagem de um roteador Wi-Fi típico.
  • Banda ISM isenta de licença, ou seja, sem certificação ETSI / FCC complicada e custos de implementação mais baixos.
  • Penetra paredes e portas, ideal para armazéns e edifícios.

As soluções modernas baseadas em UWB finalmente permitem uma verdadeira implementação de RTLS, dando aos hospitais controle sobre seus ativos.

Benefícios para sua empresa

Sistema preciso de estoque sem a necessidade de auditorias manuais demoradas.

Um sistema RTLS fornece todas as informações de localização dos ativos em tempo real.

Atualização da situação em tempo real, alimentando os sistemas em tempo real da localização dos recursos e tendências pessoais.

Ajude a controlar a eficiência do processo e emita alertas quando necessários para sua equipe.

Monitoramento de ativos (funcionários, pacientes e hardware de todo o edifício) fornecem uma maneira simples de estabelecer a proteção contra violações e a integridade dos ativos.

Esse artigo também pode te interessar:

Gostou do artigo? Compartilhe as informações com amigos e ajude a otimizar a área médica!

Fonte:

Industry 4.0: Asset Track and Trace – Advsolned

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *