gerenciamento eficiente de medicamentos iot

Gerenciamento eficiente de medicamentos

Dispositivos portáteis e dispositivos de monitoramento de saúde em casa que auxiliam os pacientes a controlar seus medicamentos podem revolucionar a área médica.

Equipamentos de assistência médica como bombas de insulina, desfibriladores, balanças, aparelhos de CPAP, dispositivos de monitoramento cardíaco e tanques de oxigênio estão agora conectados à IoT para garantir o monitoramento remoto, fornecendo aos pacientes e seus cuidadores informações valiosas em tempo real.

O sistema têm a capacidade de enviar imediatamente alertas para solicitar ajuda médica em caso de emergência. 

Esse sistema pode extrair dados vitais do paciente ao longo do dia e transmitir os dados sem fio para computadores, smartphones ou tablets.

Os dados ficam todos disponibilizados em nuvem, onde é possível a transferência sem fio, armazenamento e exibição de dados clínicos. 

Essa plataforma fornece conectividade com uma variedade de dispositivos e aplicativos médicos e gera grande quantidade de dados clínicos que ajuda toda a área médica a tomar decisões e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Vantagens da IoT na saúde

Os dispositivos médicos baseados na Internet das Coisas (IoT) podem tirar pacientes do hospital mais rapidamente, além de economizar recursos para as organizações. 

Além disso, a interconectividade pode fornecer coleta de dados com mais facilidade, gerenciamento de ativos, atualizações automáticas, controle e monitoramento remoto de dispositivos.

Com o passar do tempo, mais ênfase será dada à criação de dispositivos, como marca-passos implantados e sensores que possam transmitir dados a outros equipamentos.

Recentemente estão sendo feitas medidas para ajudar empresas farmacêuticas e organizações de saúde em todo o mundo a melhorar o gerenciamento de medicamentos para seus pacientes por meio da IoT (Internet of Things). 

Confira outros exemplos de IoT na saúde.

Como isso acontece na prática?

Muitos aplicativos da atualidade são projetados para avisar os pacientes de tomar o remédio apenas quando eles esquecem. 

Sua simplicidade permite que ele seja usado por qualquer pessoa sem a necessidade de treinamento. 

A tecnologia em tempo real permite que os pesquisadores acessem dados diariamente. Isso significa que eles não precisam esperar semanas para receber um feedback. 

Isso também garante que os dados não sejam perdidos se um dispositivo falhar ou estiver danificado. 

O sistema fornece ferramentas que permitem que pesquisadores e cuidadores gerenciem facilmente um grande número de pacientes por meio de relatórios e notificações de dados robustos.

Esse sistema foi projetado para funcionar em diversos ambientes com pouca necessidade de manutenção do equipamento.

A bateria recarregável de longa duração significa que o dispositivo pode ser usado por longos períodos de tempo sem a necessidade de uma tomada elétrica. 

Alguns dispositivos também foram projetados para funcionar em locais onde a cobertura da rede de telefonia celular é ruim, armazenando e encaminhando mensagens automaticamente para os servidores.

A tecnologia móvel envia dados pela internet para o servidor em nuvem e a prescrição do paciente é armazenada no servidor.

Com essa informação, o servidor sabe quando o paciente perdeu uma dose de medicação programada e pode enviar uma notificação diretamente ao próprio celular do paciente.

Essa solução é especialmente indicada para organizações que visam administrar doenças crônicas onde a ingestão diária regular de medicamentos é essencial.

Onde os dados ficam armazenados?

O sistema pode armazenar meses de dados em sua memória eletrônica. Um registro de entrada é transferido para o servidor toda vez que é aberto. 

O servidor associa o dispenser a um paciente e armazena todos os dados relativos ao dispositivo e à adesão ou ao consumo do paciente. As tecnologias usam servidores seguros para armazenar dados do paciente.

Com a constante aplicação de novas tecnologias de redução de custos e com economias de escala, no futuro será possível tornar a solução mais acessível para torná-la viável em todo o mundo.

Esses artigos também podem te interessar:

Fontes: 

Medication management for patients through IoT-enabled smart pillboxes – IIoT World

IoT in Healthcare: Are We Witnessing a New Revolution? – Medium

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *