Como Melhorar a Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente?
A gestão da qualidade e segurança do paciente também é um componente essencial do direito à saúde e o caminho para oferecer mais qualidade de vida aos pacientes. Qualquer hospital deve se preocupar em oferecer serviços de saúde excepcionais que atendam aos critérios de qualidade.
O que é qualidade de atendimento?
Os cuidados de saúde devem ser seguros, eficazes, oportunos, eficientes, equitativos e centrados nas pessoas.
- Seguro: Prestação de cuidados de saúde que minimizem riscos e danos aos usuários do serviço, incluindo lesões e erros médicos.
- Eficaz: Prestação de serviços baseados em conhecimento científico e diretrizes baseadas em evidências.
- Oportuno: Reduzir atrasos na prestação e recebimento de cuidados de saúde.
- Eficiente: Prestar assistência médica de forma a maximizar o uso de recursos e evitar desperdícios.
- Equitativo: Prestação de cuidados de saúde que não difere em qualidade, de acordo com características pessoais, como sexo, raça, etnia, localização geográfica ou status socioeconômico.
- Centrado nas pessoas: Prestar cuidados que levem em conta as preferências e aspirações dos usuários individuais do serviço e a cultura de sua comunidade.
Cuidados de qualidade para todos os pacientes
Ir ao hospital pode ser estressante. Os pacientes e seus parentes podem estar preocupados com uma doença, com o tempo de recuperação ou com o custo de um procedimento. Sabemos que os pacientes precisam ter informações confiáveis sobre o nível de atendimento que um hospital oferece para tomar as melhores decisões possíveis. Os dados de qualidade devem estar acessíveis para todo e qualquer paciente para aumentar o nível de transparência e melhorar a relação com os clientes.
Monitoramento e relatórios de qualidade
Pacientes conhecem um atendimento de qualidade quando o experimentam. O tempo de resposta de uma enfermeira, a posição da cabeceira, a atmosfera do hospital – todas essas coisas interferem na percepção que um paciente tem em relação ao seu hospital e os cuidados com a saúde.
Quando os hospitais falam sobre qualidade, geralmente se referem a dados clínicos muito específicos coletados e analisados ao longo de um período de tempo. A medição da qualidade nem sempre é fácil. Diferentes agências e grupos têm maneiras diferentes de relatar resultados clínicos que podem afetar a maneira como classificam um hospital com uma determinada medida de qualidade.
Os sistemas de relatórios também podem ser pesados ou caros, tornando as classificações ainda mais difíceis. Hoje, existem limites para o número de condições, tratamentos e procedimentos que são relatados e monitorados, mas à medida que os sistemas e métodos de dados vêm melhorando com a Internet das Coisas, mais e mais informações estão facilmente disponíveis.
Os dados de qualidade mostram quão bem um departamento ou instituição alcança os resultados de saúde desejados para um procedimento específico, geralmente acompanhando a proximidade com que a equipe clínica atende aos padrões de atendimento.
Reflita:
- Medir dados de qualidade permite observar onde o hospital está acertando e onde precisa melhorar.
- Sua organização possui iniciativas de segurança ou uma cultura de segurança?
- A implementação de várias iniciativas de qualidade e segurança pode parecer um progresso, mas não altera significativamente o número de vidas salvas ao longo do tempo. É admirável reduzir as infecções da corrente sanguínea associadas à linha central na UTI em 80%, mas não é suficiente.
Para atingir metas corporais de segurança, uma organização deve criar uma cultura de segurança. E, dada a complexidade da maioria dos sistemas de saúde, bem como a liderança rotativa e a alteração dos sistemas, isso não é fácil. Uma melhor comunicação e liderança forte e consistente, além de sistemas de saúde 4.0 eficientes podem ajudar seu hospital a crescer e se tornar referência em gestão da qualidade e segurança do paciente.
Posicionamento diante de dificuldades
Uma gestão da qualidade e segurança do paciente assertiva tem tudo a ver sobre como você lida com os problemas do seu hospital. Diante de uma dificuldade, você entra em pânico ou você consegue administrar os problemas e aprender com as falhas?
Quando um avião cai, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes) conduz uma investigação, redige um relatório e o publica em um banco de dados público online para o setor acessar e aprender em cima disso. Quando um processo por negligência médica é resolvido, ele geralmente não é divulgado.
Você não conseguirá aprender com as falhas, a menos que as lições aprendidas e as modificações do sistema sejam divulgadas e as equipes sejam instruídas sobre como fazer as coisas de maneira diferente.
As organizações que realmente priorizam a importância da gestão da qualidade e segurança do paciente evoluem quando são transparentes e promovem uma troca sadia no setor em que atuam. Algumas organizações de saúde avançaram em direção a esses objetivos, mas muitas ainda não caminharam nesse sentido.
Envolva pacientes e famílias
Muitos hospitais não envolvem pacientes e famílias. Envolver não significa apenas solicitar um feedback ao final de um procedimento ou tratamento, mas também incluí-lo durante o desenvolvimento ou fases do tratamento.
Um paciente, mais do que ninguém sabe o que está faltando para melhorar a gestão da qualidade e segurança do paciente, pois está vivenciando as dificuldades no dia a dia. Uma pessoa que está internada, sofre de uma doença e está realizando um tratamento já possui muitos problemas e preocupações para lidar, portanto, o seu hospital não deve ser mais uma preocupação e sim um atenuador, algo que trará mais alívio para esse momento sofrível.
Uma opção para envolvê-lo mais pode ser oferecer acesso aos portais de registros eletrônicos de saúde, onde ele poderá consultar informações úteis sobre sua condição e os próximos passos.
Espalhe os resultados positivos e insights
Claro que divulgar os méritos e sucessos alcançados é sempre positivo para a reputação de um hospital, mas a importância de espalhar os resultados positivos e insights está em criar uma mentalidade madura de gestão da qualidade e segurança do paciente em toda a organização e comunidade.
As pessoas realmente sabem o que você está fazendo para mantê-las mais seguras? Com que profundidade você integrou essa mensagem nas comunicações dos pacientes, familiares e beneficiários? Você reconhece o que suas equipes estão fazendo para melhorar o atendimento aos pacientes? Que recursos e tecnologias, além das métricas, você utiliza para humanizar a segurança e a qualidade no seu hospital?
Essas reflexões fazem total diferença para melhorar a gestão da qualidade e segurança do paciente. Se você quer saber como a Biocam pode te ajudar nesse sentido, entre em contato conosco e consulte nossas soluções de IoT que prometem transformar o atendimento e operações dentro do seu hospital.
Fontes:
https://www.who.int/maternal_child_adolescent/topics/quality-of-care/definition/en/
https://www.ahrq.gov/patients-consumers/diagnosis-treatment/hospitals-clinics/10-tips/index.html
https://stanfordhealthcare.org/about-us/quality.html
https://blog.cureatr.com/the-importance-of-patient-safety-in-healthcare
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