Nesse artigo iremos aprender:

Guia: Importância do controle de temperatura de geladeira

O controle de temperatura de geladeira é necessário para garantir a preservação de produtos, sejam eles alimentos em restaurantes, frigoríficos, supermercados, como também farmácias, enfermarias, hospitais e transporte de vacinas e medicamentos, que são considerados produtos sensíveis às alterações climáticas. Leia o artigo até o final e saiba mais sobre a importância do controle, os riscos e como solucionar. 

Controle de temperatura de alimentos

Controle de temperatura de alimentos

O controle da temperatura dos alimentos é extremamente importante para garantir que os alimentos estejam saudáveis para consumo. Se você tem um restaurante, supermercado, mercearia ou frigorífico deve ficar atento ao controle de temperatura de geladeira. Isso é essencial para minimizar riscos de contaminação por bactérias nos alimentos que oferece ou comercializa. 

Os produtos à base de carne são comumente considerados de alto risco, mas produtos secos, como arroz, leguminosas e vegetais também podem conter bactérias que podem crescer se os alimentos estiverem sujeitos a um controle de temperatura precário. Alimentos perecíveis devem sempre ser mantidos fora da zona de perigo de 8 a 63º C para impedir o crescimento de bactérias nocivas.

Cozimento dos alimentos

Em alimentos crus, como carne, frutas e legumes, altos níveis de bactérias podem estar presentes devido a contaminação do solo ou dependendo do processo de preparação. É importante que os alimentos sejam cozidos completamente a uma temperatura central de pelo menos 75º C por pelo menos por 2 minutos para matar as bactérias e depois mantidos a uma temperatura igual ou superior a 63º C.

Uma maneira de verificar se os alimentos foram cozidos completamente seria usar um termômetro, mas você também deve tomar cuidado para que os termômetros não contaminem os alimentos.

Para impedir que isso aconteça basta limpar e desinfectar o termômetro sempre antes de usá-los com alimentos prontos para consumo. Também é recomendável manter um registro das verificações que você faz. É uma boa prática verificar e registrar pelo menos duas ou três temperaturas de alimentos de alto risco por dia.

Resfriamento de alimentos

O resfriamento de alimentos não mata bactérias, mas as impede de crescer em níveis considerados perigosos. Por esse motivo, é uma obrigação legal que alimentos perecíveis sejam mantidos refrigerados a 8º C ou menos. Idealmente, os alimentos congelados devem ser mantidos a uma temperatura igual ou inferior a -18ºC.

É uma boa prática verificar e registrar as temperaturas da geladeira e do freezer pelo menos uma vez por dia.

A legislação estabelece que os alimentos devem ser resfriados o mais rápido possível. Métodos como reduzir o tamanho da porção, espalhar alimentos em uma bandeja aberta ou usar gelo podem ajudar a esfriar os alimentos rapidamente antes de serem refrigerados, e você deve tentar esfriar os alimentos a menos de 8º C em 90 minutos.

Controle de temperatura de medicamentos e vacinas

medicamento e vacina

Se você administra uma farmácia ou hospital sem dúvida armazenará uma grande variedade de medicamentos e vacinas em suas instalações.

Nesse caso, muitos deles serão armazenados em um refrigerador especializado. Eles são muito diferentes de outras geladeiras usadas ​​em casa, porque eles vêm com recursos de controle de temperatura altamente precisos.

Mas, por que o controle de temperatura de geladeira é tão essencial ao armazenar medicamentos na farmácia, hospitais ou até mesmo no transporte de vacinas e medicamentos?

Os medicamentos precisam ser armazenados a temperaturas específicas. Alguns medicamentos – e a maioria das vacinas – precisam ser armazenados dentro de uma faixa de temperatura específica, geralmente entre 2°C e 8°C.

Essa é a faixa de temperatura que os mantém estáveis. No caso das vacinas, elas precisam permanecer dentro dessa temperatura para ter efeito no sistema imunológico. Se aquecerem muito, sua imunogenicidade é diminuída e elas podem se tornar inúteis.

Algumas vacinas, como o sarampo, são particularmente sensíveis à temperatura. Quando a temperatura está muito alta, essas vacinas podem ser facilmente danificadas.

Quando a temperatura fica muito baixa, isso também pode causar danos às vacinas. O diluente, que é o líquido usado em muitas vacinas, pode congelar em baixas temperaturas e isso pode destruir a vacina.

Como resultado, eles devem ser mantidos dentro dessa faixa de temperatura desde o momento em que são produzidos até serem aplicados.

Oscilação de temperatura pode danificar vacinas

O problema com o uso de geladeiras domésticas ou geladeiras de baixa qualidade, é que elas não conseguem ter um controle de temperatura de geladeira extremamente preciso.

Quando certos medicamentos e vacinas são armazenados em uma faixa de temperatura que oscila, eles podem ser danificados irreversivelmente. Sua potência é afetada e eles se tornam inseguros de usar, porque podem expor o paciente à doença.

Uma vez danificada, a vacina se torna inútil. Vacinas e medicamentos custam muito dinheiro e isso pode resultar em uma perda financeira significativa para sua farmácia ou hospital, se você precisar substituí-los.

Armazene sempre medicamentos em geladeiras especializadas

Nunca guarde seus medicamentos ou vacinas em uma geladeira que não tenha sido especialmente projetada para esse fim. Não vale a pena o risco. O perigo de perder os medicamentos caros é real e pode ter um sério impacto financeiro em seus negócios.

Obviamente, existem muitos tipos de geladeiras para farmácias, alguns dos quais são melhores que outros. Além do controle de temperatura altamente preciso, você pode adquirir uma geladeira com recursos extras, como uma trava para segurança adicional ou um design ecológico que consome menos eletricidade.

Explore suas opções e encontre a geladeira certa para sua farmácia, para garantir que todos os seus medicamentos e vacinas sejam armazenados corretamente o tempo todo.

Soluções eficientes para controle de temperatura

Existem softwares de controle de temperatura que mantêm a temperatura correta e, com isso, fornecem mais segurança no armazenamento de vacinas e medicamentos, além de alimentos e bebidas. 

O principal benefício é que as configurações de controle de temperatura são muito mais precisos. Quando você define a temperatura, ela não sofre oscilação e permanece dentro da faixa especificada.

Os aplicativos monitoram a temperatura o tempo todo, para que a temperatura esteja sempre estável, além de enviar avisos em caso de irregularidade e emitir relatórios constantes para controle.

Por exemplo, se a porta for deixada aberta por acidente ou se houver uma falha na geladeira, um alarme sonoro será acionado. Isso permite que você tome medidas rapidamente para resolver o problema antes que os produtos sejam prejudicados.

O I-Vigilant é um software eficiente para monitoramento de temperatura. Ele oferece um registro detalhado de dados de temperatura, funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que você monitorar a temperatura, mesmo que esteja fora, uma vez que ele pode ser acessado em tempo real de qualquer lugar.

Com o monitoramento, a equipe recebe alertas instantâneos quando as medidas são detectadas acima ou abaixo dos parâmetros definidos, para que possam tomar medidas imediatas para resolver o problema.

Como está sendo feito o controle da temperatura dos seus produtos? Solicite um orçamento conosco. 

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *