software médico

Software médico: como ele pode ajudar sua clínica?

Procedimentos médicos, exames laboratoriais, tratamentos para os pacientes; todos os aspectos referentes às rotinas da medicina tiveram uma evolução muito significativa ao longo do tempo. E em relação à administração não foi diferente.

Dentre as últimas novidades que surgiram para facilitar tanto a dinâmica de clínicas e consultórios quanto a vida dos pacientes, podemos destacar os sistemas médicos.

Continue lendo o artigo e entenda as principais características desses sistemas para clínicas e como suas funções otimizam a gestão para profissionais ligados à área da saúde.

O que é um software médico?

Esse tipo de programa médico é um sistema ou aplicativo informatizado específico para clínicas, consultórios e outros locais que prestam atendimentos para cuidados de saúde.

Os softwares mais antigos foram projetados para funcionar a partir da instalação em computadores, sem o uso da internet. Hoje em dia, esses sistemas possuem funcionamento híbrido, ou seja, podem ser operados online e também offline.

Além disso, esses sistemas para clínicas médicas têm a função de sincronizar os dados coletados através da nuvem, compartilhando informações entre máquinas diferentes.

Apesar de toda tecnologia empregada nesses programas, eles devem ser bastante intuitivos. E mesmo que haja qualquer dúvida, os próprios sistemas contam com orientações para os seus usuários, tanto nas telas operacionais quanto através de suporte humano oferecido pela empresa desenvolvedora.

Funcionalidades de um software médico

Os sistemas para administração médica vão muito além dos prontuários eletrônicos e agendamento de consultas. Cada empresa fornecedora oferece um software diferente, com funcionalidades diversas, mas é importante observar algumas funções essenciais, como essas serão explicadas logo abaixo.

Agenda médica

Essa função é bastante simples, mas pode economizar um bom tempo dos atendentes, pacientes e também dos médicos.

A agenda é sincronizada e pode ser alterada por todos que tenham acesso a ela, inclusive pelo celular. Caso haja algum imprevisto, o médico pode cancelar sua agenda ou incluir horários extras.

Há também a opção de oferecer agendamento online para pacientes, que contam com a comodidade de escolher o melhor horário dentre aqueles disponíveis, sem precisar esperar atendimento por telefone.

A fila de espera é outra funcionalidade muito útil para os profissionais que possuem agenda cheia. Os pacientes que aguardam um horário podem se cadastrar e serem avisados no momento em que houver uma brecha na agenda por desistências ou outros motivos.

Prontuário eletrônico

Um prontuário administrado através de um sistema para clínicas garante a possibilidade de definir protocolos de atendimento de acordo com cada especialidade médica.

Além disso, ele pode facilitar a triagem, o compartilhamento de dados com os pacientes e acessar dados integrados com um receituário online integrado com paciente.

Gestão financeira

Gerenciar as finanças de uma clínica ou consultório médico é essencial para manter o controle de todos os recursos financeiros essenciais para o funcionamento da instituição.

Alguns dados de controle financeiro que um bom sistema médico deve oferecer são:

  • Contas a pagar e a receber
  • Cálculo automático para repasses médicos
  • Emissão de notas fiscais
  • Balancete contábil
  • Faturamento TISS
  • Controle de estoque

Marketing e relacionamento com os pacientes

Manter uma relação com pacientes pode ser uma tarefa muito trabalhosa quando não há uma automação para facilitar todos os processos.

Um sistema para clínicas deve contar com funcionalidades como, por exemplo, envio de pesquisas de satisfação, mala direta para marketing de conteúdo e relacionamento, lembretes de aniversário, dentre outras.

Também é preciso ressaltar a importância da opção de lembrete de consulta. Como é bastaste comum a situação em que o paciente esquece que tem um horário marcado, um aviso automático por mensagem de texto lembrando a data e a hora do atendimento evita em 30% casos de não comparecimento.

Como adquirir um bom software médico

Além de todas as funcionalidades que fazem a diferença na dinâmica administrativa de uma clínica, um bom aplicativo médico deve garantir outro ponto essencial em qualquer tipo de atendimento de saúde: o total sigilo e segurança das informações.

Por isso, é fundamental observar antes de adquirir um software se ele possui alguns requisitos, como esses que serão descritos a seguir.

Padrão internacional de segurança

A tecnologia de criptografia de ponta a ponta, a mesma utilizada em grandes instituições financeiras, deve seguir os padrões internacionais de segurança – HIPAA – ou a lei de responsabilidade de provedores de saúde.

A certificação de segurança SSL no site também é uma característica importante e que deve ser sempre considerada.

Restrições de acesso

O sistema deve ser seguro e não deve permitir nenhum meio de acesso de pessoas não autorizadas. Além disso, é muito importante que o software permita a configuração de diferentes tipos de acesso dos usuários, além de restrição de acesso aos prontuários por usuários que não são profissionais da saúde.

Registro de atualização e acessos

Outra função importante é o registro de todas as alterações e inclusões de informações que são feitas dentro da plataforma.

Se o sistema registra qual usuário fez cada modificação, isso certamente ajudará a manter o aplicativo mais seguro e controlável.

Backups automáticos

Essa característica é fundamental para garantir que nenhum dado será perdido, mesmo em caso de falta de energia ou falha de computadores.

Servidor altamente seguro

Ter a melhor tecnologia de segurança garante que o sigilo médico-paciente seja sempre respeitado, assim como mantém os dados financeiros da clínica protegidos de possíveis ameaças.

A implementação de segurança na nuvem através de infraestruturas robustas como da Amazon Web Services (AWS), que é utilizado por grandes corporações, é um aspecto que deve ser levado em consideração.

Uma ótima opção que oferece um software médico de alta qualidade, que conta com essa tecnologia de segurança – a mesma adotada pelos Bancos – é o sistema da Shosp.

Para tornar a modernização dos ambientes da área da saúde completa, é preciso investir em um software para clínicas altamente eficaz e que ofereça um atendimento mais satisfatório para todos.

Confira todos os detalhes sobre as funcionalidades do software médico da Shosp, entenda melhor como esse sistema pode transformar toda a dinâmica da sua clínica e faça um teste grátis para conhecer melhor os benefícios.

Guestpost produzido por Rodolfo Canedo, CEO da Shosp.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *