teste de covid

Como funciona o teste de Covid?

Com a pandemia que se instalou no Brasil e no mundo há mais de um ano, os teste de covid se tornaram muito comuns. Certamente você já realizou algum deles em algum momento ou, pelo menos, alguém que você conhece teve que fazer.

Eles são ferramentas essenciais, pois nos auxiliam no controle da propagação da doença. Mas é importante lembrar que existem diferentes testes e nesse artigo vamos explicada cada um deles e como funcionam. Vamos saber mais?

Teste de Covid RT-PCR 

Esse é o teste considerado mais exato. A sigla significa “Reação da Transcriptase Reversa e Reação em Cadeia de Polimerase”. Parece complexo, mas esses nomes são apenas processos que facilitam a identificação do vírus.

Como funciona? 

O teste de covid PCR é feito a partir de amostras que são coletadas no trato respiratório inferior ou superior. Esse é o teste mais incômodo, pois um cotonete longo e estéril chamado de “swab” é colocado na região nasal e faríngea que é a região da garganta logo atrás do nariz e da boca. 

Outra forma de fazer é através da lavagem broncoalveolar, realizada diretamente dentro do pulmão em casos muito específicos. 

Quando fazer? 

swab cotonete covid

A partir do terceiro dia com sintomas já é possível fazer o teste. Na verdade, até o décimo dia dos sintomas ainda é possível fazer e identificar a presença do vírus. Importante lembrar que esses testes devem ser aplicados por um profissional de saúde qualificado e pode haver a necessidade da repetição do teste.

Laboratórios e unidades de saúde públicas ou privadas vêm aplicando esses testes. Você pode consultar na sua cidade os locais no site da Prefeitura. Existem planos de saúde com cobertura para pacientes depois do oitavo dia do aparecimento de sintomas, desde que haja pedido médico.  

Os resultados são seguros? 

Feito na janela de tempo correta, o exame tem alto grau de confiabilidade, acima de 90%, e dificilmente apresenta um resultado falso positivo. Os resultados costumam sair em até dois dias. 

Teste de Covid Sorológico 

teste covid sorologico

Esses testes devem ser feitos geralmente no oitavo dia da data de início dos sintomas, pois precisa haver já produção de anticorpos, principalmente o IgM. 

Esses testes são realizados diretamente em laboratórios através da obtenção de amostrar de soro que é feita através da coleta de sangue. 

Como funciona? 

Na verdade, esse teste de covid não detecta o vírus em si, mas a presença de anticorpos, que é a resposta do nosso organismo ao vírus. Por isso, ela identifica quem já teve a doença ou contato com o vírus Sars-Cov-2 . 

O teste sorológico é realizado a partir de diferentes tecnologias. O imunoensaio enzimático (ELISA) revela a presença de IgA e  IgG. Já o sorológico por quimioluminescência (CLIA) é baseado na emissão de luz produzida por reações químicas e discrimina IgM (fase aguda da doença) e IgG (os anticorpos de memória). A sorologia eletroquimioluminescência (ECLIA), por sua vez, identifica os anticorpos totais, sem fazer diferenciação entre eles.  

Quando fazer? 

Após alguns dias do aparecimento da doença, a quantidade de vírus vai diminuindo e começam a surgir os anticorpos – por essa razão, nesse exame a amostra de sangue deve ser coletada após sete ou dez dias do início dos sintomas.

Esses testes são feitos na rede pública quando o paciente procura unidades com sintomas da doença. Também está disponível nas principais redes de laboratórios privados. 

Os resultados são seguros? 

O teste de covid sorológico tem uma sensibilidade menor para o diagnóstico da doença quando comparado ao RT-PCR. Principalmente se for feito logo no início dos sintomas, pode ser que dê um falso negativo, por conta de anticorpos ainda não suficientes. 

Ainda em alguns casos pode ser que o resultado dê um falso positivo para Covid-19, sendo que existe presença de anticorpos para outros vírus como o H1N1, por exemplo. Isso é raro, mas pode acontecer. 

Os resultados costumam sair em dois a três dias. 

Teste de covid rápido 

teste covid rápido

Esses chamados “testes rápidos” tem um nome mais técnico que é “imunocromatografia de fluxo lateral”. Ele tem essa denominação pela alteração de cor do sangue coletado quando entra em contato com o reagente. 

Como funciona? 

A amostra é coletada por meio de uma pequena incisão na ponta do dedo e colocada em um kit, similar àqueles aparelhos para medir a glicemia no sangue dos diabéticos. Então, basta aguardar e ver a indicação visual do resultado. 

Quando fazer? 

Caso esteja com sintomas leves e queira ter uma resposta mais rápida. Esses testes estão disponíveis em farmácias e você mesmo pode aplicar seguindo as instruções. 

Ideal para investigação de grandes grupos da população, fornecendo informação a gestores de saúde na hora de elaborar a reabertura das atividades.   

Os resultados são seguros? 

A confiabilidade desse teste de covid varia muito e pode apresentar alta taxa de falso negativo. Ou seja, eles têm menor sensibilidade e há um risco da pessoa ter sido exposta ao vírus, mas apresentar um resultado negativo, principalmente em população de baixa prevalência. 

Os resultados costumam sair em poucos minutos e não exige aparato laboratorial.

Outros testes de Covid 

testes para diagnostico de covid

Teste de Covid POCT-PCR 

A sigla significa “Point of Care Test” e esse teste é uma variação do teste acima. Também é feito com a coleta da secreção do nariz e garganta através do swab. A diferença é que esse resultado sai em poucos minutos. É realizado em laboratórios hospitalares. 

Sequenciamento genético (Sanger) 

Esse teste é realizado exclusivamente por laboratórios da rede Dasa. O teste usa uma metodologia de sequenciamento e não precisa de reagentes para extrair o RNA do vírus. Ele tem a mesma precisão do RT-PCR. 

CRISPR

Igualmente disponível apenas na Dasa e com acurácia também semelhante ao RT-PCR, trata-se de uma técnica de edição gênica que demanda menos tempo para flagrar o RNA do vírus – cerca de uma hora. cerca de uma hora. O material biológico é coletado da mesma forma que o RT-PCR. 

Agora que você já sabe mais sobre como funcionam os testes, você pode ler também nossos outros conteúdos relacionados:

Fontes: https://saude.abril.com.br/medicina/testes-do-novo-coronavirus/

https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/65-como-funcionam-os-testes-para-coronavirus

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *