Nesse artigo iremos aprender:

calibração de equipamentos

Calibração de equipamentos: prazos e por que é importante?

A calibração de equipamentos nada mais é do que a avaliação de erro de um equipamento de medição. Caso seja necessário, deverá ser aplicada a eventual correção dos parâmetros para estar de acordo com os níveis estabelecidos. A calibração de equipamentos de laboratório e neonatal deve ser efetuada em intervalos regulares para obter o máximo de precisão na medição de diferentes materiais. 

Equipamentos da área neonatal e laboratorial que trabalham com sensores para regular o valor de trabalho precisam ser calibrados periodicamente para não causarem desvios e riscos que comprometam a performance do equipamento. 

Em períodos estabelecidos é necessário realizar a calibração do equipamento. Este procedimento é feito comparando os valores indicados do equipamento com um equipamento de medição com certificação RBC, a fim de comparar os valores e, se necessário, ajustar o sensor do equipamento para que tenha o valor mais próximo possível ao equipamento de medição RBC.

Devido ao desgaste natural dos equipamentos ou alterações nas configurações pelos usuários, pode haver alterações em alguns parâmetros. A correta calibração deve ser feita por profissionais especializados para realizar o procedimento para cada tipo de máquina de acordo com as especificações técnicas exigidas.

O que é calibração e ajuste?

A calibração é um procedimento experimental e pode ser definido como “conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um equipamento de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões”.

Uma explicação mais simples seria: a calibração é o ato de comparar o valor do equipamento e instrumento de medição. Ajuste é o ato de ajustar o sensor do equipamento o mais próximo possível do valor indicado no instrumento de medição RBC. Antigamente a nomenclatura usada referente ao ajuste era aferição.

Prazo de calibração de equipamentos

Equipamentos laboratoriais necessitam de renovação de calibração a cada 1 ano. No caso dos equipamentos da linha neonatal incubadora, de transporte ou estacionária o seu prazo é a cada 6 meses.

A calibração em equipamentos neonatal é importante, pois o paciente pode correr riscos vitais e não progredir o seu desenvolvimento incubado. A calibração em equipamentos laboratoriais também é importante para que o resultado dos ensaios tenha resultado adequado e não tenha perda de coleta.

Importância da calibração

Os instrumentos de laboratório deve ser periódico e feito de forma confiável para não haver erros na produção industrial ou pesquisas em institutos. A calibração assegura que o instrumento está medindo corretamente os valores dentro do seu ambiente de uso, tranquilizando as pessoas que trabalham com esses instrumentos em relação aos valores auferidos.

Por mais que você adquira um produto novo, procure realizar a calibração para garantir que a medição conforme os valores de referência dentro do processo de produção. 

O que considerar na calibração de equipamentos?

Conte com uma empresa e profissionais especializados em manutenção e calibração de equipamentos laboratoriais. Os profissionais devem ser treinados para executar a calibração de equipamentos com eficiência e segurança. 

Manter os equipamentos em pleno funcionamento é importante para evitar imprevistos, o que pode atrapalhar os prazos da sua empresa e gerar perdas. 

É necessário realizar a calibração com equipamentos com tecnologia de ponta. Todas as calibrações são feitas de acordo com as mais rigorosas normas de qualidade e segurança, tendo como principal padrão as normas do INMETRO.

Quando falamos em qualidade, a calibração é um dos pré-requisitos para garantir que os produtos e processos da sua empresa estejam devidamente alinhados conforme os regulamentos. As normas da ISO 9000 estabelecem requisitos para auxiliar as empresas na constante melhoria da qualidade. 

Confira os produtos da Fanem que oferecemos. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *