Quando eu devo me vacinar?

As vacinas nos protegem ao longo da vida e em diferentes idades, do nascimento à infância, na adolescência e na velhice. Na maioria dos países, você receberá um cartão de vacinação que informa quais vacinas você ou seu filho tomaram e quando devem ser tomadas as próximas vacinas ou doses de reforço. É importante ter certeza de que todas essas vacinas estão atualizadas.

Se atrasarmos a vacinação, corremos o risco de adoecer gravemente. Se esperarmos até achar que podemos estar expostos a uma doença grave – como durante o surto de uma doença, como aconteceu com o Covid-19 ao redor de todo mundo – pode não haver tempo suficiente para a vacina funcionar e receber todas as doses recomendadas.

O plano de vacinação do Covid-19 já começou na maioria dos países ao redor do mundo, primeiro para os profissionais da saúde, idosos e pessoas do grupo de risco, e depois para os mais jovens. É importante você acompanhar na sua cidade as datas e prazos para cada grupo, inclusive as datas indicadas do reforço para se imunizar completamente. Acesse o site da Prefeitura da sua cidade e confira o cronograma completo. 

Por que a vacinação começa tão jovem? 

Crianças pequenas podem ser expostas a doenças em sua vida diária de muitos lugares e pessoas diferentes. O esquema de vacinação recomendado pela OMS é projetado para proteger bebês e crianças pequenas o mais cedo possível. Bebês e crianças pequenas geralmente correm o maior risco de doenças porque seus sistemas imunológicos ainda não estão totalmente desenvolvidos e seus corpos são menos capazes de combater infecções. Portanto, é muito importante que as crianças sejam vacinadas contra as doenças na data recomendada no cartão de vacinação.

Não vacinei meu filho na data indicada. É muito tarde para recuperar o atraso? 

Para a maioria das vacinas, nunca é tarde para recuperar o atraso. Fale com o seu profissional de saúde ou dirija-se a um SUS para saber como obter as doses de vacinação perdidas para você ou para o seu filho.

Quem pode ser vacinado? 

Quase todas as pessoas podem ser vacinadas. No entanto, devido a algumas condições médicas, algumas pessoas não devem tomar certas vacinas ou devem esperar antes de tomá-las. Essas condições podem incluir:

  • Doenças ou tratamentos crônicos (como quimioterapia) que afetam o sistema imunológico;
  • Alergias graves e com risco de vida aos componentes da vacina, que são muito raros;
  • Se tiver doença grave e febre alta no dia da vacinação.

Clique aqui para saber se quem tem alergia pode ser vacinado contra o covid-19.

Esses fatores geralmente variam para cada vacina. Se você não tem certeza se você ou seu filho deve tomar uma vacina específica, converse com seu profissional de saúde. Eles podem ajudá-lo a fazer uma escolha informada sobre a vacinação para você ou seu filho.

Conheça o I-Vigilant para monitoramento de temperatura de vacinas.

 

Fonte: Organização Mundial da Saúde

https://bit.ly/2XPy1aR

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *