Médico online: saiba como funciona e conheça 4 benefícios

As tecnologias virtuais de comunicação, junto com as inovações da medicina, têm criado novos tipos de relações e práticas que facilitam e aceleram os atendimentos, como a consulta com médico online.

Para as clínicas que desejam estar sempre atualizadas e ativas no mercado, investir nessas tecnologias é um caminho quase que indispensável.

Fazer marcação de consultas online ou até realizar atendimentos por meio de vídeos são tecnologias que já chegaram nas clínicas e consultórios mais modernos do País. 

Para entender melhor como esse tipo de tecnologia com atendimentos médicos online pode se encaixar no seu negócio, continue a leitura!

Entenda como funciona a telemedicina  

telemedicina

A telemedicina nada mais é do que o atendimento médico online, feito à distância. 

Ela pode ser feita por meio de videoconferências realizadas em computadores, além de celulares e tablets conectados à internet.

Basicamente, essa é uma tecnologia que já está em uso na maior parte do mundo de forma legalizada e segura para todos. 

Entretanto, de acordo com o G1, esse tipo de serviço ainda se encontra em fase de aprimoramento e consolidação por parte dos consultórios médicos no País.

Empresas e instituições de saúde, além dos próprios governos federal e estaduais vêm colocando muito esforço para disseminação da prática, especialmente após a pandemia da Covid-19.

Para conhecer melhor como a telemedicina funciona na prática, vamos entender suas principais frentes de atuação. 

Confira!

Teleassistência

A teleassistência é o tipo de atendimento médico online em que os pacientes são monitorados em suas próprias casas ou centros clínicos por um médico.

Neste tipo de consulta, a comunicação com outros profissionais e até mesmo com o paciente acontecem de forma totalmente digital e à distância.

Basicamente, ela tem o foco de oferecer mais conforto e bem-estar aos pacientes, em especial idosos ou doentes acamados.

Para que seja eficiente, atualmente existem ferramentas e equipamentos que avaliam em tempo real os sinais vitais e outros parâmetros clínicos dos pacientes.

Esses recursos ajudam a enviar dados diretamente aos especialistas à distância, facilitando o trabalho do médico online. 

Teleconsulta

Como o próprio nome diz, é uma consulta ao médico usual, só que feita à distância.

Nessa modalidade, o médico possui um prontuário eletrônico online, em que confere as informações do paciente, tira dúvidas e orienta. 

A teleconsulta proporciona muitos benefícios, tantos para os médicos, tais como:

  •  Ampliar o alcance geográfico das consultas;
  • Atender mais pacientes em um mesmo período;
  • Segurança no uso de dados e informações do paciente;
  •  Redução de custos.

Teleducação

Já pensou em ganhar conhecimento prático da sua profissão sem sair de casa? A teleducação oferece isso graças ao avanço das tecnologias.

Além disso, a democratização e o acesso às informações médicas também foram beneficiadas com essa mudança de comportamento do setor. 

Desta maneira, os médicos podem se aperfeiçoar fazendo cursos e desenvolvendo novas capacidades profissionais por meio da educação à distância. 

Emissão de laudos à distância

Essa é uma das aplicações da telemedicina de maior eficiência, pois permite que médicos e pacientes tenham acesso aos resultados de laudos médicos de forma online.

Os exames são realizados nas clínicas e laboratórios especializados e o resultado fica disponível em uma página web, onde paciente e médico podem acessar remotamente.

Aliando a emissão de laudos à distância com as Teleconsultas, médico e paciente podem dialogar sobre saúde com base em dados e resultados concretos.

Isso resulta em médicos com atendimentos mais eficazes e pacientes mais satisfeitos com os resultados. 

4 benefícios de conversar com um médico online

teleconsultas

Ir até um consultório médico e conversar pessoalmente com o profissional é uma cultura brasileira, de um povo que se sente muito confortável com o “olho no olho”.

Porém, na prática, é um costume que pode ser moldado, já que as tecnologias que chegam no mercado da saúde permitindo que consultas com médicos online sejam realizadas, sem perder qualidade e atenção no atendimento.

Os benefícios são muitos e vão ser apresentados a você agora, basta continuar a leitura.

1. Permite tirar dúvidas simples

É comum termos dúvidas médicas que são mais simples do que parecem, e podem ser resolvidas em apenas alguns minutos de conversa com o profissional.

Para os casos mais simples, o ideal para médico e paciente é que a consulta aconteça de forma online. 

Assim, é possível economizar o tempo do deslocamento, a passagem de transporte ou gasolina, e claro, aproveitar o conforto da sua casa ou consultório.

2. Amplia a relação entre médico e paciente  

A relação entre médico e paciente também pode ser aperfeiçoada e até mais próxima utilizando recursos tecnológicos.

Essa, inclusive, é uma forma fácil e prática de criar uma relação mais estreita com esse profissional, que pode ter acesso às suas dúvidas e condições de saúde de forma muito mais rápida.

No caso de alguns profissionais, também se torna possível usar o WhatsApp para criar um canal de comunicação direto com os pacientes, facilitando ainda mais o serviço do médico online.

3. Em tempos de pandemia, evita exposição

A pandemia do coronavírus nos apresentou um cenário sem precedentes, em que ficar em casa é o mais seguro para todos. 

Em caso de necessitar passar por consultas médicas, nada melhor do que resolver todos os seus problemas de saúde dentro de casa.

Se antes da pandemia a regularização da Telemedicina no Brasil andava a passos lentos, no cenário da pandemia essa tecnologia foi percebida como uma aliada importante nos tratamentos médicos. 

Com esse tipo de prática ativa, mais precisamente em abril de 2020, se tornou possível evitar a circulação por locais onde passam muitas pessoas. Evitando, assim, o risco de ser contaminado pelo vírus.

A Lei nº 13.989/20, regulamenta de forma oficial o uso da telemedicina no Brasil, principalmente durante o período considerado como “calamidade pública”. 

Com isso, podemos afirmar que, sim, a telemedicina foi um recurso importante para promoção e controle da saúde nesse momento de pandemia, dentro e fora do Brasil. 

4. Beneficia pessoas com mobilidade reduzida

Para quem tem dificuldade de se locomover, como pessoas com deficiência (PCD) ou pessoas acamadas, a telemedicina é um alívio.

Essa modalidade surge como uma forma de proporcionar atendimento médico de qualidade e com a segurança e conforto que essas pessoas precisam.

Isso, basicamente, é humanizar e democratizar a saúde para todos os públicos de maneira simples e eficiente.

Médico Online: atendimento por WhatsApp

Segundo a Associação Paulista de Medicina (APM), 65% dos médicos se comunicam com seus pacientes via aplicativos de mensagens, como o Whatsapp.

Os aplicativos de mensagem instantâneas, como o WhatsApp, permitem o envio de textos, áudios e fotos de forma prática, rápida e dinâmica. 

A única exigência é o sinal de internet ativo.

Da marcação de consultas online até o atendimento médico online, a Teleconsulta tem se tornado uma ferramenta muito importante para salvar vidas em todo mundo.

Esse é um tipo de tecnologia na área de saúde que se mostra cada vez mais promissora e um caminho sem volta para as clínicas médicas que desejaem se modernizar e sair na frente do mercado.

Afinal, faz todo sentido usarmos toda a tecnologia disponível no mercado para levar atendimento médico online e de qualidade para todos, já que a experiência de ter um médico online permite até mesmo que mais vidas sejam salvas. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *