Nesse artigo iremos aprender:

Biocam apoia o EDS nas expedições junto às populações indígenas e ribeirinhas

A Biocam é uma empresa com responsabilidade social que procura se envolver em iniciativas que impactem e tragam alguma contribuição para a sociedade. Por isso, se envolve no projeto da EDS (Expedicionários da Saúde), organização não governamental fundada em 2003 por médicos, que têm como missão levar atendimento médico especializado, principalmente cirúrgico, até populações indígenas que vivem geograficamente isoladas. 

Com o objetivo de diminuir a distância que separa a população indígena dos hospitais dos grandes centros, a EDS facilita o acesso a um atendimento médico de alta qualidade e gestão responsável. 

Próxima expedição e números expressivos

A próxima expedição será a de número 44, na comunidade de São Miguel do Arapiuns, Rio Arapiuns (PA), entre os dias 29 de novembro 07 de dezembro deste ano. 

Ao longo dos 16 anos de existência, o EDS coleciona números expressivos. Já são mais de 300 voluntários ativos, 43 expedições realizadas até agosto de 2019, 8 mil cirurgias, 60 mil atendimentos médicos, 90 mil exames e procedimentos, 3 mil óculos doados e uma área coberta de 500 mil km².

Os 4 meses de preparação logística que antecedem a expedição envolvem: 

  • Reunião com lideranças indígenas e instituições responsáveis pela saúde local
  • Capacitação das equipes de saúde
  • Triagem de pacientes
  • Transporte
  • Alimentação
  • Hospedagem
  • Mobilização da comunidade
  • Infraestrutura local (as obras ficam de melhoria para as comunidades)
  • Gestão de 15 toneladas de equipamentos

Nessa iniciativa a equipe voluntária com médicos, enfermeiros e profissionais da área de logística atendem as populações indígenas e ribeirinhas em centros cirúrgicos móveis, onde realizam cirurgias de baixa e média complexidade. Contam com apoio do Ministério da Saúde, Ministério da Defesa e Ministério da Justiça. 

São realizadas três expedições por ano. Cada uma delas dura 7 dias e nesse período são realizados inúmeros procedimentos e exames, cirurgias e atendimentos Em cada expedição, mais de 70 voluntários EDS entram em ação para atender as comunidades indígenas.

Participação da Biocam

Rogério Ulbrich, CEO da Biocam, se envolve pessoalmente com esse projeto desde 2009, quando viajou mais de 3 mil km até São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, para prestar assistência junto de médicos e voluntários. Desde então contribui com o projeto em nome da Biocam, com empréstimo de equipamentos e captação de parcerias de tecnologia. 

“O que fica de cada expedição é o prazer de fazer parte do Expedicionários da Saúde, mesmo que seja à distância. Tenho a satisfação de contribuir de alguma forma com esse projeto responsável. Todos os colaboradores da Biocam se envolvem na expedição, seja separando material, emitindo uma nota fiscal ou até embalando materiais na logística, cada um colabora de alguma forma”, comenta Rogério.

Saiba mais sobre a EDS e participe através de doações! 

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *